domingo, 17 de novembro de 2013

A sobra do restaurante!!!!


Quem tem o hábito de comer frequentemente em restaurantes que servem porções grandes se depara quase sempre com aquela parte da porção que sobra na mesa. 
Todos olham para ela pensando: que desperdício!

É desperdício mesmo e não há porque deixar ir para o lixo. 
Tirando arroz e farofa que cá para nós não justificam ser embalados qualquer parte do prato principal DEVE ser levada para casa.

E desta vez foi bacalhau. 

Fomos conhecer o Rancho Português, na Avenida dos Bandeirantes. Já tínhamos ouvido falar do lugar recém instalado onde antes havia uma churrascaria. 
Já gostei do lugar por ver na entrada um empório bem servido com a possibilidade, inclusive, de fazer encomendas ou levar mais um pedaço de sobremesa para casa.

Na hora de escolher o prato a dúvida: o tradicional Leitão à Bairrada, prato famoso da casa ou bacalhau? Como já conhecemos outros restaurantes portugueses na cidade fomos de Bacalhau da Rampinha: posta de bacalhau dourada, batatas portuguesas, cebola no azeite, azeitonas , alho e salsinha. O mais simples para ver se o chefe sabe o que está preparando.


Não precisou de nenhum acompanhamento. O prato estava sensacional. Sem sal no ponto certo, cosimento perfeito. Estranhamos a porção de batatas que pedimos a mais vir misturada ao prato. O garçon percebeu 'o estranhamento ' e rapidamente trouxe um pouco mais de batatas cozidas. Ponto para o serviço. Depois de comer bastante ainda sobrou uma porção suficiente para uma pessoa e não tive dúvida: pedi para embrulhar.



Hoje, domingo, friozinho, preguiça de sair para comer, somada a preguiça de cozinhar algo complexo lembramos do bacalhau na geladeira. 
O que fazer com ele????? 
Pensa, pensa, pensa...
Que tal transformar tudo numa omelete???? 

Primeiro desfiei tudo. Separei as cebolas, tirei as poucas espinhas e comi as azeitonas que estavam lá esquecidas e amassei rusticamente as batatas que sobraram. 

O que rendeu foi uma quantidade bem servida de lascas de bacalhau com batatas.


Para dar uma reforçada e não ficar com gosto de comida de anteontem azeitonas verdes e pretas picadas em pedaços grandes e alho frito. O alho frito é daquele que vc compra pronto e deixa guardado lá no armário porque um dia sabe que vai usar. 
Foi hoje!




 Três ovos, salsa e cebolinha picadas (também tenho sempre no congelador)
e está pronta a nossa mistura!



 Ah, não esqueça de sal e pimenta do reino se gostar ok???


E vamos para o fogão!!!!! 
Eu uso uma omeleteira por absoluta falta de habilidade em virar a comida. Até mesmo com ela tem dias, como hoje, que consigo sujar o fogão na hora de virar. Então prefiro sujar duas panelas e fazer menos bagunça na hora de levar ao fogo.




 Um fio de azeite. Fogo médio. E paciência porque é preciso que o ovo misturado cozinhe por fora e por dentro. Fogo alto vai tostar por fora somente.


Para virar não preciso desenhar, certo??? As panelas se encaixam uma na outra e ai fica muuuito mais fácil cozinhar dos dois lados sem risco de acidentes graves.



 E vamos ao prato pronto??? 
Olha a cara boa que ficou. 
E garanto que o sabor também. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário